Coordenado por Ruy Blanes da Universidade de Gotemburgo e Euclides Gonçalves do Kaleidoscopio, o projeto de pesquisa intitulado A ‘boa nova’ do gás: desenvolvimento (in)sustentável e o risco ambiental em Moçambique explora a tensão entre o alto potencial da indústria extrativa, em particular o gás natural liquefeito e hidrocarbonetos e os Objetivos nºs 7 e 13 da Agenda 2030 de Desenvolvimento Sustentável Metas. A pesquisa dará enfoque a forma como instituições governamentais, agências de ajuda e de desenvolvimento, organizações da sociedade civil e o setor privado se engajam nesses debates locais e globais.
A equipe de pesquisa inclui Lisa Åkesson e Ana Rodrigues Vasse da Universidade de Gotemburgo e Bjørn Bertelsen da Universidade de Bergen. O projeto tem financiamento do Swedish Research Council e será baseado em pesquisa de campo em regiões do país onde a intersecção de desastres ambientais e projetos da economia extractiva são mais visíveis.
A proposta de pesquisa intitulada Diversidade, sutentabilidade e transformação cultural no sul de Moçambique, coordenada por Décio Muiaga, foi solecionada para financiamento pelo British Institute in Eastern Africa (BIEA) (Instituto Britânico na África Oriental).
Com sede em Nairobi, Quénia, o BIEA é uma instituição dedicada ao apoio de pesquisa histórica, archeológica e outras ciências sociais e humanas na África Oriental.
Atanásio Tembe e Anésio Manhiça fazem parte do grupo dos beneficiários do Fundo nacional de Investigação (FNI/FSPI 2019) destinado a reforçar a pesquisa nas áreas de Ciências Sociais, Humanas e Meio Ambiente.
A proposta de investigação Comportamento de Viagens em Maputo: Dinâmicas do Transporte Público, Motorização e Pobreza coordenado por Atanásio Tembe e Anselmo Matusse foi seleccionado na categoria “Projectos de Investigação” e a proposta Os Grandes Homens De Negócio Em Acção: Práticas e Discursos Empresariais no seio da Confederação das Associações Econômicas de Moçambique (CTA) de Anésio Manhiça foi seleccionada na categoria “Trabalhos de Investigação para Teses de Mestrado e Doutoramento.”