Arqueólogos da Kaleidescopio Albino Jopela e Décio Muianga participaram do 14º Congresso da Associação Pan-Africana de Arqueologia para a Pré-História e Estudos Relacionados e da 22ª Reunião Bienal da Sociedade dos Arqueólogos Africanistas, realizadas de 14-18 Julho na Universidade de Witwatersrand, Johannesburg.
Albino Jopela apresentou uma comunicação intitulada Os processos políticos na questão do património em Moçambique pós-colonial, onde ele discute como ‘passado’ é constituída e utilizada por diferentes grupos sociais em Moçambique contemporâneo. A sua análise também olha para as implicações do foco atual no “património da libertação” para outros tipos de sítios do património e para a política de gestão do património no país.
Décio Muianga apresentou uma comunicação sobre a ocupação na Serra Vumba, centro de Moçambique, durante o príodo da Idade da Pedra Superior. A comunicação com título Abrigos rochosos CHM II e MCK: ocupação de caçadores e recolectores e a cultura material no distrito de Manica, Mocambique, analisa características tipológicas identificadas em instrumentos líticos, pinturas rupestres e outros artefactos para mostrar como a sequência de ocupação das referidas estações arqueológicas contribui para a compreensão da sucessão dos assentamentos populacionais na região. O diagnóstico da cultura material nas estações arqueológicas CHM II e MCK sugere também a continuidade da presença de caçadores e recolectores durante o primeiro milénio da Nossa Era, e também a manutenção do estilo de vida associado a Idade da Pedra Superior depois da chegada dos grupos falantes de línguas Bantu.
[addtoany]