Alex Shankland e Euclides Gonçalves discutem imaginários sobre o ProSAVANA

O Programa de Cooperação Tripartida para o Desenvolvimento Agrícola da Savana Tropical em Moçambique (ProSAVANA), gera controvérsia. No centro do debate está o receio de que sejam reproduzidos em Moçambique os efeitos negativos de uma agricultura comercial em larga escala para a agricultura camponesa, como terá acontecido no Brasil com o Programa de Cooperação Nipo-Brasileira para o Desenvolvimento dos Cerrados (PRODECER).

Num artigo escrito em co-autoria com Alex Shankland do Institute of Development Studies da Universidade de Sussex, o antropólogo da Kaleidoscopio Euclides Gonçalves analisa o tema. Shankland e Gonçalves defendem que os imaginários mobilizados para a concepção e para a contestação ao ProSAVANA aceleram a reconfiguração das redes nacionais e trans-nacionais de camponeses e activistas que trabalham sobre a questão da terra.

O artigo intitulado  “Imagining Agricultural Development in South–South Cooperation: The Contestation and Transformation of ProSAVANA” é parte de uma edição da revista World Development dedicada a China e o Brazil na Agricultura Africana, publicada em Maio de 2016.

[addtoany]